ARQUIMEDES (287 a.C. – 212 a.C.)

O matemático grego Arquimedes foi o pai da Geometria. Ele definiu o valor de pi., que é a razão da circunferência por seu diâmetro. O pi é usado para calcular o volume de cilindros e esferas. Arquimedes procurou meios de medir o volume e a massa de objetos irregulares e descobriu o princípio do deslocamento: se um objeto é mergulhado inteiramente na água, perde peso igual ao peso da água que desloca. Um método de elevar a água é chamado de parafuso de Arquimedes, pois se acredita que foi inventado por ele. Conta-se que o rei de Siracusa, cidade da Sicília, suspeitava que o ourives que havia feito sua coroa usara uma mistura de ouro e prata, e não apenas ouro como fora recomendado.
O matemático grego Arquimedes foi chamado para descobri se havia mesmo prata misturada ao ouro. Arquimedes descobriu a solução para o problema quando estava num banho público e percebeu que o nível da água subia quando ele entrava na banheira. Ele teria corrido para a rua nu, gritando “Eureka, eureka”(“achei, achei”), e ido para casa desenvolver a teoria que viria a se chamar princípio de Arquimedes. Ele percebeu que seu corpo ficava mais leve quando entrava na banheira e que essa aparente perda de peso era igual ao peso da água deslocada pelo seu corpo. Percebeu também, que o volume da água deslocada era igual ao volume do seu corpo submerso. As observações durante o banho mostraram-lhe que poderia determinar o volume da coroa do rei pelo volume de água que ela deslocasse. Se a coroa fosse uma mistura de ouro e prata, deslocaria mais água do que um objeto que fosse ouro puro e pesasse o mesmo que a coroa. A história afirma que o ourives realmente trapaceara, e foi condenado à morte.

História FONTE: "AVENTURA VISUAL - ENCICLOPÉDIA DA CIÊNCIA",


Comentários

  1. Olá, meu nome é fabiano , passei aqui par da uma olhada na estrutura e ver a idéia de teu blog, parabéns a proposta é muito boa, só falta da uma rakeada na estrutura para pensonalizar a teu modo, divulgue e veja sempre outros blogs, flw abraços de eu.
    prof. Fabiano Reis

    http://biologiaquepariu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Grato pela visita... Observei seu blog é cheio de efeitos especiais. muito bom...em breve estarei manipulando alterações personalizadas no blog pois atualmente está muito lento a internet na cidade...

    ResponderExcluir

Postar um comentário