L.E.R. - Lesão por Esforço Repetitivo


L.E.R. - Lesão por Esforço Repetitivo é um nome dado a problemas de saúde ocasionados nos músculos e/ou nos tendões, cuja origem se deve ao contínuo e repetitivo trabalho realizado com as mãos ou qualquer segmento do corpo. Pode atingir qualquer indivíduo que se submeta a tarefas repetitivas, sem postura ergonômica ou com hábitos danosos à estrutura corporal. Um indivíduo com alto potencial de ter uma LER é o super-usuário de sistemas, pessoal que por motivos profissionais ou pessoais, se submete ao trabalho de teclar na frente de um computador, muitas vezes com postura errada, tanto do ponto de vista muscular quanto ótico. Como LER traz conseqüências que podem chegar a inutilizar uma pessoa para o trabalho, e geralmente acarreta dores fortes, vale a pena seguir algumas orientações básicas para tentar evitá-lo. Lembra que se você suspeita que já sofre alguma conseqüência da má postura e uso do computador, deve procurar seu ortopedista o mais breve possível, pois algumas das conseqüências da LER são definitivas.
Vale salientar que não estamos falando de um problema que se faz presente apenas na sua forma mais drástica, a LER faz-se sentir nos casos em que usuários de computadores sentem fadiga motora nas mãos, seja por excessivo manuseio do mouse ou do teclado, seja pelo longo tempo em que passa sentado na frente de um monitor. Trata-se de pequenas lesões que geralmente não têm maiores conseqüências, porém a atitude preventiva em relação a este tipo de problema sempre é bem vinda.
Como medidas preventivas no sentido de evitar as lesões por esforços repetitivos e outros problemas co-relacionados, siga as recomendações ilustradas clicando na figura a seguir:



Comentários

  1. ótima idéia para poder iniciar o dia e fazer alongamentos antes de ir trabalhar ou até mesmo durante o trabalho parabéns...

    ResponderExcluir

Postar um comentário