Telecurso 2000 é um sistema de educação brasileiro por televisão criado pela Fundação Roberto Marinho e Fiesp. Atualmente está sendo substítuido pelo Novo Telecurso.

Atualmente várias emissoras, públicas e privadas, exibem as tele-aulas, aulas pela televisão, nas quais o aluno pode ter acesso a conteúdos de Ensinos Fundamental e Médio sem sair de casa. As matérias são gravadas em blocos, divididos por área.

Estreou na televisão em março de 1995, nas manhãs da TV Globo.

Grandes nomes do Telecurso 2000
O Telecurso 2000 contou com grandes nomes da área pedagógica na elaboração dos roteiros dos programas, que até hoje são inovadores no fato de ensinarem as disciplinas do currículo escolar brasileiro sem cair na morosidade e na burocracia que marcavam os antigos Telecursos e Cursos de Madureza.

Recentemente, começou a ser analisado um projeto de regravação de algumas aulas, até pelo desgaste das aulas originais, e pela desatualização em alguns tópicos das aulas de Geografia e História, que já não vão mais ao ar na íntegra.

Entre os diretores da TVN, que produzia o programa, encontrava-se o hoje conceituado Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel.

Atualmente
Atualmente, o "Telecurso 2000" é exibido nas manhãs da Rede Globo,ás 5:30 e da TV Cultura. Outras emissoras de menor alcance, como a católica Rede Vida, também exibem o programa para preencher a programação. Além disso, também é apresentado no canal Futura, também pertencente à Fundação Roberto Marinho.

As "tele-aulas", assim como suas apostilas correspondentes, são facilmente encontradas em bancas de jornais nas formas de DVDs ou fitas VHS, podendo também ser encomendadas à própria Fundação Roberto Marinho.

Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imagem: http://images.quebarato.com.br/photos/big/F/5/1A09F5_4.jpg

Comentários