Transportes na membrana

Difusão simples: ocorre sem gasto de energia (passivo), ATP intracelular nem ajuda de carregadores, a favor do gradiente de concentração do soluto e pode se dar tanto através dos poros como também através da dupla camada lipídica. A velocidade do transporte é diretamente proporcional à concentração do soluto a ser transportado, à área envolvida no processo e à temperatura. É inversamente proporcional à distância a ser percorrida e ao diâmetro da partícula. Íons atravessam pelos poros; água, pelos poros e pela dupla camada lipídica; gases e hormônios, pela dupla camada lipídica. ( isto se deve ao movimento aleatório e continuo devido a sua energia cinética) Ex: (CO² e O² entre capilar e células).




Clique aqui para visualizar em tela inteira


Osmose: A osmose, do grego "ósmos", significando "impulso" ocorre quando duas soluções de concentrações diferentes encontram-se separadas por uma membrana semipermeável. Neste caso, existe uma tendência do solvente (água), da solução menos concentrada, migrar para o ambiente onde se encontra a solução de maior concentração de sais, a qual sofre uma diluição progressiva até que as duas soluções atinjam as mesmas concentrações.




Clique aqui para visualizar em tela inteira


Transporte ativo
Neste tipo de transporte a substância é levada de um meio a outro através da membrana celular por uma proteína carregadora que é capaz, inclusive, de transportar esta substância contra um gradiente de concentração, de pressão ou elétrico (a substância pode, por exemplo, ser transportada de um meio de baixa concentração para um de alta concentração da mesma). Para tanto, O carreador liga-se quimicamente à substância a ser transportada através da utilização de enzima específica, que capitalizaria tal reação. Além disso há um consumo de ATP intracelular para transportar a substância contra um gradiente de concentração.




Clique aqui para visualizar em tela inteira



A fagocitose (fagos = "comer"; citos = célula; ato da célula comer)
Consiste na absorção de moléculas maiores ou aglomerados de moléculas. A partícula a ser ingerida toca na membrana celular e esta forma projeções laterais, chamada pseudópodes que absorvem o alimento. A fagocitose é observada em alguns tipos de glóbulos brancos do sangue.




Clique aqui para visualizar em tela inteira


A pinocitose (Pinos = beber; ato da célula beber): é o processo geralmente utilizado pela membrana celular para absorver grandes moléculas de líquido, ou aglomerado de moléculas.




Clique aqui para visualizar em tela inteira


Por exocitose, são lançados para fora da célula secreções importantes que atuam em diversas etapas do metabolismo do nosso corpo, também são eliminados resíduos do material digestivo dentro da célula. Esse tipo de exocitose é denominada "clasmocitose" ou defecação celular.




Clique aqui para visualizar em tela inteira


Fonte:http://andreonetm.webnode.com.br/news/fenomenos%20de%20membrana%20%28com%20anima%C3%A7%C3%B5es%29/

Comentários

Postar um comentário